Lançamentos, notícias e novidades março/2020 19 de março de 2020 – Tags:

(Coluna mensal, sem caráter comercial, com notícias compiladas pelo jornalista Allen Dupré (*). Informações sobre comportamento econômico-financeiro e outros fatos corporativos, assim como afirmações sobre características técnicas e desempenho de produtos, são baseadas em dados públicos fornecidos pelas empresas citadas)

ABAG – Eduardo Daher, economista, administrador de empresas e publicitário, é o novo Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, em substituição ao engenheiro agrônomo Luiz Cornacchioni, que permaneceu no cargo por seis anos. Daher leva para a ABAG mais de 15 anos de experiência como gestor administrativo-financeiro e operacional de entidades ligadas ao segmento agronegócio, como ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal e ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, além de ter exercido funções diretivas em várias empresas da cadeia do agro e de propaganda e marketing.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL – O ex-ministro Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo, professor universitário, líder cooperativista com renome mundial e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGVAgro), acredita que o Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade, graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. Porém, considera necessária uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída, pois as tendências de consumo de alimentos em curso podem alterar significativamente, no futuro, os rumos da produção e da indústria de transformação. Em entrevista publicada pelo portal TodaFruta, aborda essa questão com maior profundidade. CLIQUE AQUI para ler a entrevista na íntegra.

CAFÉ – O Conselho Nacional do Café (CNC) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram, na quinta-feira (5 de março), um acordo de cooperação técnica. O objetivo é contribuir de forma eficaz para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura, a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida nas regiões cafeeiras do Brasil. SAIBA MAIS

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS – O destino correto dos resíduos tem recebido atenção maior do consumidor brasileiro. É o que revela o relatório sobre a indústria de embalagens no Brasil, realizado pela Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado. Segundo o relatório, há uma ampla oferta de embalagens sustentáveis ​para o setor de sucos e refrigerantes no País, atendendo às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente. O Indicador de Consumo Consciente de 2019, do SPC Brasil, reafirma o estudo da Euromonitor e aponta que 83% da população nacional preferem consumir produtos em embalagens recicláveis. A pesquisa mostra ainda que, para 75% dos entrevistados, o compromisso do fornecedor com ações ambientais e sociais faz diferença na hora da compra.

IHARA – A Ihara, empresa de origem japonesa especializada em pesquisa e desenvolvimento de defensivos para a proteção de cultivos, completa neste mês 55 anos. Nos últimos anos, investiu mais de R$ 200 milhões em pesquisa, desenvolvimento e estrutura, para apoiar o crescimento da empresa neste e nos próximos anos.

MAÇÃ – A notícia não é nova, mas volta a despertar atenção: pesquisadores espanhóis criaram uma técnica para produzir materiais biocompatíveis de uso médico a partir de bagaço de maçã resultante da produção de suco. Estes materiais podem ser utilizados como matrizes 3D para a regeneração de tecidos ósseos e tecidos cartilaginosos, sendo úteis na medicina regenerativa para o tratamento de doenças como osteoporose, artrite ou osteoartrite. SAIBA MAIS

“MULHERES QUE INSPIRAM” – A enóloga Ariana Sgarioni, responsável técnica da Adega Beraldo Di Cale, de Jundiaí, SP, é uma das personalidades femininas focalizadas na série especial “Agro: Mulheres que Inspiram”, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ariana foi uma das palestrantes do Seminário “Produção e Qualidade de Vinhos”, realizado no dia 31 de maio de 2019 pelo portal TodaFruta. Para ler o texto completo publicado sobre ela pela Secretaria, CLIQUE AQUI.

RASTREABILIDADE DE ALIMENTOS – A CompartVeg, fundada em 2016, é especializada em assessorar produtores de hortifrúti para cumprimento dos programas de rastreabilidade de alimentos da Anvisa e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Sua equipe de especialistas, entre engenheiros agrônomos e biólogos, capacita produtores, faz auditorias e promove consultorias para pequenos, médios e grandes produtores realizarem o cadastro no Caderno de Campo, facilitando a rastreabilidade exigida pela legislação. Em artigo, a CEO da empresa, Bárbara Mangiaterra, aborda a importância da qualidade dos alimentos antes de chegarem ao consumidor. CLIQUE AQUI para ler.

 

(*) Allen Dupré (ex-Estadão e revista Visão) é jornalista especializado em economia e negócios, com atuação predominante nas áreas de cooperativismo e agronegócio. Dirige as áreas de comunicação e marketing do portal TodaFruta. E-mail: dupreword@gmail.com