Confruti Sociedade Brasileira de Fruticultura
Facebook   

Frutas de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





O QUE VOCÊ PROCURA?


Avalie essa notícia:
6 votos
VITAMINAS: ELAS TÊM A FORÇA

15/07/2005 - Regina Protasio


Vitaminas ajudam o organismo a processar proteínas, carboidratos e gorduras. Cada uma com sua função, todas são absolutamente necessárias na alimentação diária. As fontes estão nas frutas, verduras, raízes, carnes e nos cereais. Conheça suas propriedades e organize um cardápio rico e saudável para vocês.

Vitamina A

Aumenta a resistência às infecções. Fortalece unhas, ossos e dentes. Deixa pele e cabelos macios e saudáveis. Fundamental para a visão. Fontes: leite, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, rins, frutas, verduras verdes-escuras e amarelas.

Vitamina B1

Auxilia na utilização dos carboidratos, aumenta a coordenação dos músculos e participa dos sistemas nervoso e cardíaco. Importante para o crescimento. Fontes: coração, fígado, rins, legumes, germe de trigo, levedo de cerveja, cereais integrais, nozes.

Vitamina B2

Previne doenças nos olhos. Mantém pele e tecidos saudáveis. Auxilia na decomposição dos alimentos. Fontes: ovos, leite, levedo de cerveja, verduras, cereais integrais, fígado, germe de trigo.

Vitamina B3

Tem ação vasodilatadora, prevenindo dores de cabeça, especialmente a enxaqueca. Age na liberação da energia dos carboidratos, das gorduras e proteínas. Protege o fígado, a pele, os tecidos e o processo digestivo. Sua deficiência está associada à pelagra – doença que provoca inflamações na pele, na língua, disfunção intestinal, perturbações mentais. Fontes: carnes magras, miúdos, aves, peixes, leite, ovos, arroz integral, semente de abóbora, abacate, castanha de caju, amendoim e grãos integrais.

Vitamina B5

Essencial para o metabolismo celular, atual na liberação da energia dos carboidratos, na síntese do colesterol, hormônios esteróides. Fortalece o sistema imunológico, protegendo contra o stress. Sua deficiência causa doenças neurológicas, dor de cabeça, pneumonias, bronquites, bronquiolites, cãibras, torpor, sonolência e náuseas. Fontes: fígado, rim, carne bovina magra, salmão, gema de ovos, leveduras, couve-flor, brócolis, leite desnatado, papaia, morango.

Vitamina B6

Ajuda na metabolização de gorduras e ácidos graxos necessários para a produção de anticorpos pelo organismo. Desenvolve a dentição, as células vermelhas do sangue, mantém as gengivas saudáveis e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual. Sua deficiência causa anemia, queda de cabelos e doenças do sistema nervoso. Fontes: banana, batata, cereais integrais, germe de trigo, fígado, levedo de cerveja, rins, coração, cogumelos.

Vitamina B12

Essencial na formação do sistema nervoso central do bebê e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Fontes: leite, soja, peixe, fígado, levedo de cerveja, germe de trigo, cereais integrais.

Vitamina C

Fortalece a placenta. Aumenta a resistência às infecções. Auxilia na absorção do ferro. Importante na recuperação de fraturas e cicatrização de feridas. Com ação oxidante, neutraliza os efeitos dos radicais livres. Tem um papel importante no crescimento saudável de ossos, dentes, gengivas e ligamentos. Fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, goiabada, abacaxi, verduras.

Vitamina D

Promove a absorção do cálcio, fortalecendo dentes e ossos. Fontes: peixes gordos, ovos, manteiga, margarina, óleo de fígado de bacalhau, leite, clara de ovo. O sol estimula a produção e fixa esta vitamina.

Vitamina E

Poderoso antioxidante, protege contra os radicais livres e auxilia na formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, músculos e tecidos. Fortifica o feto e a placenta. Fontes: óleos vegetais, laticínios, arroz, pães integrais, germe de trigo.

Vitamina K

Indispensável para a coagulação do sangue. Reduz os riscos de hemorragia no parto. Fontes: germe de trigo, alface, tomate, couve-flor, espinafre.

Ácido Fólico

A vitamina B9 ou folato atua na produção das células sangüíneas, na duplicação do DNA, no desenvolvimento do sistema nervoso e na renovação das células. Previne anomalias cardíacas, determinadas alterações congênitas e mal-formações. Sua deficiência causa anemia, aumenta os riscos de infecções na gravidez e os partos prematuros. Fontes: feijão (preto ou branco), também no grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde-escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

Biotina

Chamada, também, de vitamina H, é necessária para o crescimento. Participa da formação da pele, do aparelho reprodutor e sistema nervoso. Sua absorção é facilitada pelas vitaminas A, B2, B3 e B6. A deficiência, embora rara, está ligada ao consumo exagerado de clara de ovo, que contém avidina, substância que compromete o metabolismo da biotina. Fontes: fígado, leite, carne vermelha, levedo de cerveja, amendoim, nozes, arroz integral, vegetais e frutas em geral, especialmente a maçã.



Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



2 comentário(s):

Reva Gomes - 02/12/2013 10:51
O conhecimento das vitaminas, suas fontes e aplicação é de suma importância para a vida de todos. Sempre pesquiso sobre o tema. Gostei muito.
liliane santos - 29/10/2013 07:50
È muito bom ter o conhecimento, sobre o poder que tem cada vitamina e a importancia delas ,descobrir que cada umas delas tem uma determinada função em nosso organismo.adorei essa recado.........




Fruteza

Multiplanta

Gráfica Santa Terezinha

Estação Experimental de Bebedouro

Mudas de Frutíferas

MACADÂMIA FAZENDINHA

EQUIPESCA

Vale das Runas

Fruteza