Fruthos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O QUE VOCÊ PROCURA?


VITAMINAS: ELAS TÊM A FORÇA

15/07/2005 - Regina Protasio


Vitaminas ajudam o organismo a processar proteínas, carboidratos e gorduras. Cada uma com sua função, todas são absolutamente necessárias na alimentação diária. As fontes estão nas frutas, verduras, raízes, carnes e nos cereais. Conheça suas propriedades e organize um cardápio rico e saudável para vocês.

Vitamina A

Aumenta a resistência às infecções. Fortalece unhas, ossos e dentes. Deixa pele e cabelos macios e saudáveis. Fundamental para a visão. Fontes: leite, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, rins, frutas, verduras verdes-escuras e amarelas.

Vitamina B1

Auxilia na utilização dos carboidratos, aumenta a coordenação dos músculos e participa dos sistemas nervoso e cardíaco. Importante para o crescimento. Fontes: coração, fígado, rins, legumes, germe de trigo, levedo de cerveja, cereais integrais, nozes.

Vitamina B2

Previne doenças nos olhos. Mantém pele e tecidos saudáveis. Auxilia na decomposição dos alimentos. Fontes: ovos, leite, levedo de cerveja, verduras, cereais integrais, fígado, germe de trigo.

Vitamina B3

Tem ação vasodilatadora, prevenindo dores de cabeça, especialmente a enxaqueca. Age na liberação da energia dos carboidratos, das gorduras e proteínas. Protege o fígado, a pele, os tecidos e o processo digestivo. Sua deficiência está associada à pelagra – doença que provoca inflamações na pele, na língua, disfunção intestinal, perturbações mentais. Fontes: carnes magras, miúdos, aves, peixes, leite, ovos, arroz integral, semente de abóbora, abacate, castanha de caju, amendoim e grãos integrais.

Vitamina B5

Essencial para o metabolismo celular, atual na liberação da energia dos carboidratos, na síntese do colesterol, hormônios esteróides. Fortalece o sistema imunológico, protegendo contra o stress. Sua deficiência causa doenças neurológicas, dor de cabeça, pneumonias, bronquites, bronquiolites, cãibras, torpor, sonolência e náuseas. Fontes: fígado, rim, carne bovina magra, salmão, gema de ovos, leveduras, couve-flor, brócolis, leite desnatado, papaia, morango.

Vitamina B6

Ajuda na metabolização de gorduras e ácidos graxos necessários para a produção de anticorpos pelo organismo. Desenvolve a dentição, as células vermelhas do sangue, mantém as gengivas saudáveis e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual. Sua deficiência causa anemia, queda de cabelos e doenças do sistema nervoso. Fontes: banana, batata, cereais integrais, germe de trigo, fígado, levedo de cerveja, rins, coração, cogumelos.

Vitamina B12

Essencial na formação do sistema nervoso central do bebê e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Fontes: leite, soja, peixe, fígado, levedo de cerveja, germe de trigo, cereais integrais.

Vitamina C

Fortalece a placenta. Aumenta a resistência às infecções. Auxilia na absorção do ferro. Importante na recuperação de fraturas e cicatrização de feridas. Com ação oxidante, neutraliza os efeitos dos radicais livres. Tem um papel importante no crescimento saudável de ossos, dentes, gengivas e ligamentos. Fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, goiabada, abacaxi, verduras.

Vitamina D

Promove a absorção do cálcio, fortalecendo dentes e ossos. Fontes: peixes gordos, ovos, manteiga, margarina, óleo de fígado de bacalhau, leite, clara de ovo. O sol estimula a produção e fixa esta vitamina.

Vitamina E

Poderoso antioxidante, protege contra os radicais livres e auxilia na formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, músculos e tecidos. Fortifica o feto e a placenta. Fontes: óleos vegetais, laticínios, arroz, pães integrais, germe de trigo.

Vitamina K

Indispensável para a coagulação do sangue. Reduz os riscos de hemorragia no parto. Fontes: germe de trigo, alface, tomate, couve-flor, espinafre.

Ácido Fólico

A vitamina B9 ou folato atua na produção das células sangüíneas, na duplicação do DNA, no desenvolvimento do sistema nervoso e na renovação das células. Previne anomalias cardíacas, determinadas alterações congênitas e mal-formações. Sua deficiência causa anemia, aumenta os riscos de infecções na gravidez e os partos prematuros. Fontes: feijão (preto ou branco), também no grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde-escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

Biotina

Chamada, também, de vitamina H, é necessária para o crescimento. Participa da formação da pele, do aparelho reprodutor e sistema nervoso. Sua absorção é facilitada pelas vitaminas A, B2, B3 e B6. A deficiência, embora rara, está ligada ao consumo exagerado de clara de ovo, que contém avidina, substância que compromete o metabolismo da biotina. Fontes: fígado, leite, carne vermelha, levedo de cerveja, amendoim, nozes, arroz integral, vegetais e frutas em geral, especialmente a maçã.



Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



2 comentário(s):

Reva Gomes - 02/12/2013 10:51
O conhecimento das vitaminas, suas fontes e aplicação é de suma importância para a vida de todos. Sempre pesquiso sobre o tema. Gostei muito.
liliane santos - 29/10/2013 07:50
È muito bom ter o conhecimento, sobre o poder que tem cada vitamina e a importancia delas ,descobrir que cada umas delas tem uma determinada função em nosso organismo.adorei essa recado.........

Soloeste

Gráfica Santa Terezinha

Caliman

Multiplanta

Fruteza

Fruticultura

Funep

Revista Brasileira de Fruticultura