Você está em: Frutas Raras
Entrevista com Viveirista
O Viveiro Saputá, apesar de pequeno e ainda em formação, dedica-se à produção de mudas de frutas raras, tanto exóticas como nativas.
Situado no Km 215, da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), com acesso no km 3, seguindo as placas. É administrado pelo Sr. Helton e sua famÃlia, Srs. Jorge e Elisabete.
No dia 3 de março passado, o Toda Fruta visitou o Viveiro Saputá e fez a seguinte entrevista com o Sr. Helton:
Toda Fruta: Como iniciou seu interesse por frutas raras?
Helton: Há uns oito anos comecei a me interessar pelas frutas quando ouvi o nome "saputá", quando conversava com os pescadores do bairro, daà comecei a pesquisar e encontrei esse nome num dicionário que descreve a planta como frutÃfera trepadeira da famÃlia das Hipocrateaceae, depois iniciei alguns estudos em livros e fiz pesquisa na Internet, e vim a descobrir que existe uma variedade incrÃvel de frutiferas . Fiz um Curso de Produção de Mudas na Embrapa Floresta, de Colombo, no PR.
Toda Fruta: Quantas espécies têm aqui na propriedade - Viveiro Saputá?
Helton: Temos mais de 400 espécies, sendo que de 80 delas temos plantas em produção ou em formação para produção de sementes. Estas visam a formação de mudas. Das 80 espécies, várias são exóticas, outras nativas e de ambas muitas são raras, isto é, não são encontradas em viveiros comerciais. Tenho em viveiro 200 espécies de frutas.
Toda Fruta: Das espécies que mantém em coleção ou produz mudas, quais as que se adaptam mais aos diferentes tipos de clima - tropical, subtropical ou temperado?
Helton:Tanto as nativas como as exóticas são tropicais ou subtropicais. As espécies do Cerrado podem ser plantadas em todo o Brasil, e poucas delas são afetadas pelas geadas. Estas se adaptam melhor às condições locais, com geadas esporádicas, podendo afetar as tropicais. As de clima temperado são em menor número, pela pouca adequação da região. Das mais de 400 espécies que tenho, apenas uns 5% não se adaptam ao clima de minha região.
Toda Fruta: Como contatar o Viveiro Saputá para adquirir mudas ou informações?
Helton: Temos um site: heltonsaputa.vilabol.uol.com.br
E-mail: frutasraras@uol.com.br ou heltonsaputa@bol.com.br
Telefone: (0xx15) 3256 1852
Toda Fruta: Quais as espécies raras que tem tido maior procura? Porque?
Helton: As frutas nativas do Brasil tem tido grande procura, dentre elas posso citar a Jabuticaba branca, a Pitangatuba, o Mamãozinho do mato, o limão do mato . Felizmente as pessoas estão ficando conscientes do valor e riqueza das nossas matas e frutos que estão desaparecendo e temos que plantar para conhecer e preservar.
As frutas exóticas também estão sendo plantadas, por questão de "Qualidade de vida" visto que estas nos dão prazer ao saborear novos sabores e nos nutrir com vitaminas, carboidratos e até propriedades medicinais, que nos ajudam a viver mais e melhor!
| Data Edição: 11/03/2005
Fonte: Toda Fruta
|
| |
|
|
|
|
|