Fruthos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O QUE VOCÊ PROCURA?


PODER ANTIOXIDANTE DO AÇAÍ CONQUISTA NOVOS ADEPTOS

08/08/2011 - Saúde Plena

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena  

O fruto do açaí, natural da região norte do Brasil, é encontrado em toda floresta amazônica, e há décadas, é um alimento largamente consumido naquela região, pelo seu alto valor energético e nutritivo.

Por ser um alimento rico em diversas substâncias saudáveis o açaí em suco, adicionado ao guaraná e outras frutas, é consumido por pessoas que praticam esportes de todo o tipo como também pessoas idosas por auxiliar no combate ao colesterol e anemia. O alimento virou moda entre as pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças e podendo auxiliar na perda de peso.

O açaí é rico em lipídios, tendo um valor energético duas vezes maior que o do leite. A fruta possui grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal, e oferece proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular. Também contêm bastante cálcio e potássio, o que fortalece os ossos e evita as cãibras e possui várias vitaminas. Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, nutriente que auxilia na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajuda no fortalecimento muscular.

Contém bastante quantidade de vitamina E, sendo um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. A frutinha também possui outras substâncias antioxidantes, como as antocianinas, que ajudam no combate ao colesterol e asseguram melhor circulação sanguínea, além de protegerem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Por causa dessa substância recomenda-se tomar um cálice de vinho tinto por dia. Mas o açaí tem 33 vezes mais antocianina do que a uva!

Além disso, o óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.

Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Estudos concluíram que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado, para começar o dia cheio de energia. Por ser uma fruta tão completa e rica em nutrientes é importante não exagerar no consumo, se não houver gasto energético correspondente. Portanto, quem tem problemas com excesso de peso deve ficar atento à quantidade de açaí consumida, pois embora possua gorduras de boa qualidade, seu valor calórico acaba ficando elevado.

Também é necessário estar atento aos alimentos adicionados ao açaí. O maior problema calórico nas tigelas de açaí são certamente o xarope de guaraná adicionado e a quantidade de granola acrescida, que, ricos em açúcar, aumentam o valor calórico da tigela.




Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



0 comentário(s):


Soloeste

Gráfica Santa Terezinha

Caliman

Multiplanta

Fruteza

Fruticultura

Funep

Revista Brasileira de Fruticultura