Stoller Revista Brasileira de Fruticultura

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O QUE VOCÊ PROCURA?


23/11 - MACAÚBA DESCOBERTA

23/11/2009 - globo rural

Agricultores de Lima Duarte, na zona da mata mineira, apostam no cultivo da macaúba. O fruto da palmeira é muito procurado por ser rico em óleo.

A palmeira, nativa da América Latina, produz um óleo viscoso, usado como biodiesel e na indústria de cosméticos. Ele é extraído da polpa amarela do fruto e das sementes. O que sobra no processo de extração vira ração animal e carvão.

O produtor Gabriel Borges plantou 170 mudas de macaúba no sítio de 24 hectares em Lima Duarte, na zona da mata mineira. Ele já cultiva milho para a semente e frango orgânico, mas quer diversificar a produção. ”Ela nos da menos trabalho e traz uma produção muito boa”, avaliou.

As mudas são do grande viveiro. Um milhão e meio estão à espera de produtores interessados. A proprietária é uma das maiores produtoras de biodiesel da Europa, com cinco usinas de esmagamento na Espanha, que precisa de matéria-prima. Além de estimular o plantio de macaúba no Brasil, a empresa pretende construir unidades esmagadoras no país.

“A ideia inicial é uma unidade, mas o projeto final contempla cinco unidades no Brasil”, disse Juan Lopes, presidente da empresa.

Um dos desafios da empresa foi desenvolver a técnica de cultivo para uma espécie até então selvagem. Na natureza, a germinação das sementes não passa de 1%, mas, com a ajuda da Universidade Federal de Viçosa, a empresa conseguiu aumentar a taxa para 45%.

O principal motivo da escolha da macaúba é o rendimento do óleo, bem maior do que outras culturas, como a soja. “Ela produz de seis a oito vezes mais óleo do que a soja na mesma unidade de área. Isso faz com que a sustentabilidade do projeto em cima da exploração agrícola da macaúba se torne muito mais interessante e mais econômico, gerando mais atividade agrícola”, explicou Flávio Couto, professor da Universidade Federal de Viçosa.

A macaúba leva uma média de quatro anos para produzir.




Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



0 comentário(s):


Soloeste

Gráfica Santa Terezinha

Caliman

Multiplanta

Fruteza

Fruticultura

Funep

Revista Brasileira de Fruticultura