Stoller

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O QUE VOCÊ PROCURA?


SAIBA QUAL É O CONSUMO IDEAL DE VITAMINA C

19/12/2002 - ANDRÉA GALANTE - EQUILIBRIO - FOLHA DE SÃO AUPLO

Saiba mais sobre:
Frutas em geral Alimentação Saúde


ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

A falta de vitamina C nos alimentos consumidos na Idade Média causou uma epidemia de escorbuto, cujos principais sintomas são sangramento da gengiva, dentes soltos, hemorragias, juntas dolorosas e feridas que não cicatrizam.

O ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, é um nutriente que precisa ser consumido por meio da alimentação ou de medicamentos, já que nosso organismo não o produz. Segundo Linus Pauling, que ganhou duas vezes o prêmio Nobel, a vitamina C é um micronutriente que participa de quase todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, sendo fundamental em muitas delas.

Além de prevenir o aparecimento do escorbuto, esse nutriente é um poderoso antioxidante, fundamental na absorção e metabolismo do ferro. É importante também para no sistema nervoso, na função imune e na doença cardíaca. O consumo de frutas e vegetais com vitamina C auxiliam ainda na prevenção de pressão alta.

Para prevenir e não apenas evitar doenças, há novas recomendações para o consumo de vitaminas e minerais. As quantidades diárias são indicadas para reduzir o risco das doenças crônicas não-transmissíveis.

A ingestão dietética recomendada para os adultos varia de 75mg a 90mg por dia e o máximo tolerável de ingestão é de 2.000mg por dia. Para ter uma idéia de como elaborar seu cardápio, veja uma lista com alguns alimentos e sua respectiva quantidade de vitamina C. Consuma esses alimentos, mas não abuse! Tudo deve ser consumido na medida certa.

Alimento Vitamina C (mg)
morango (1 xícara) 112
mamão (1 xícara) 92
kiwi (1 fruta média) 98
laranja (1 fruta média) 85
suco de laranja (1 copo de 200ml) 100
suco de acerola (1 copo de 200ml) 167
tomate (1 médio) 30
abacaxi (1 fatia média) 25
repolho (½ xícara) 32
melão (1 fatia média) 20
 




Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



0 comentário(s):


Gráfica Santa Terezinha

Multiplanta

Fruteza

Fruticultura

Funep

Revista Brasileira de Fruticultura